sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Por que Jesus amaldiçoou a figueira?


Marcos 11.13 "E, vendo de longe uma figueira com folhas, foi ver se nela, porventura, acharia alguma coisa. Aproximando-se dela, nada achou, senão folhas; porque não era tempo de figos.14 Então, lhe disse Jesus: Nunca jamais coma alguém fruto de ti! E seus discípulos ouviram isto.
19 Em vindo a tarde, saíram da cidade.20 E, passando eles pela manhã, viram que a figueira secara desde a raiz.21 Então, Pedro, lembrando-se, falou: Mestre, eis que a figueira que amaldiçoaste secou."

O caso da figueira amaldiçoada por Jesus foi pouco antes da Paixão. Note que Jesus não podia amaldiçoar a figueira por não ter fruto fora do tempo da sua frutificação. Nem a figueira teria culpa por não ter figos.

Cristo então, não puniu nenhuma falta numa árvore que, não tendo livre arbítrio, não poderia ter culpa alguma. Jesus quis apenas ensinar a seus Apóstolos que Ele tinha poder de exterminar seus inimigos, se o quisesse.

Estava Jesus nos últimos dias antes de sua Paixão terrível, e Ele queria deixar claro aos seus discípulos que Ele tinha poder infinito, e que só morreria porque aceitava morrer por nós e por nossos pecados.

Em segundo lugar, os Pais da Igreja interpretaram a figueira estéril como um símbolo do judaísmo. Cristo procurou fruto nela -- na Sinagoga -- e não o encontrou. Daí ele amaldiçoou-a.

Pois a figueira primeiramente dá frutos e apenas posteriormente é coberta por folhagens. E esta figueira a semelhança dos fariseus, os religiosos da época, estava coberta de folhas, porém não havia nela fruto algum. Sendo que sua folhagem era apenas o marketing, a propaganda enganosa que “berrava em painel luminoso” que ela tinha frutos quando na verdade não tinha. E isso a semelhança dos sacerdotes, dos pastores e dos teólogos da época.

Notamos que de lá pra cá NADA mudou não é mesmo? Os religiosos continuam sendo falácias e sepulcros caiados como disse Jesus Cristo.

Por último, Nosso Senhor não fez mal à figueira. Ele é o Senhor de tudo. Ele deu vida às plantas, animais e homens, como certa finalidade, e pode nos tirar a vida quando Ele quiser.

As plantas existem para servir os animais e aos homens. Elas nos servem de alimento, e, quando as comemos as destruímos, e ninguém pensa que está fazendo mal a um pé de alface que é arrancado do chão, para ser comido.

Toda figueira existe para produzir figos, para nos dar sombra, para embelezar o mundo. A figueira que Cristo fez secar foi usado por Ele para nos ensinar.Essa figueira foi usada para um fim bem mais elevado do que dar figos para serem mastigados e digeridos.

Cristo a utilizou pra nos ensinar como Ele poderia ter exterminado seus inimigos fariseus se assim desejasse. Mostrou também que Israel era uma Nação sem frutos de arrependimento. Deste modo aprendemos muito com essa lição imprescindível!


Nenhum comentário:

Revista no Caminho

Livros do Caio para download



Alguns livros do Pr. Caio Fábio foram digitalizados e, agora, estão disponíveis em PDF para download.




É só clicar e aguardar.
(demora um pouco para abrir)



Tenha uma ótima leitura!
(É necessário Adobe Acrobat Reader instalado)
- Clique acima para baixá-lo



(arquivo em Power Point)